domingo, 11 de dezembro de 2011

Hora de chutar as Folhas!

Falemos de Outono hoje! Quem ama a natureza tem o meu respeito, assim como quem respeita as pessoas pela essência. Há dias quero escrever sobre uma das estações mais lindas do ano para mim...
O Outono é um período aconchegante. O tempo não está nem frio e nem quente demais, é na medida, digamos assim. Cabe ao Outono anunciar que as flores terão descanso por um período, e que as árvores logo, logo ficarão despidas. É dele também a obrigação de nos alertar para tirar o casaco do armário, preparar as luvas, cachicóis e de todo aparato  que nos proteje de um frio assustador que chegará em três meses no máximo.
Tudo que experiencio de bom, faço questão de dividir! Dentre essas listas de 10 coisas que nós mortais deveremos fazer antes de morrer, uma delas seguramente é presenciar o Outono num lugar apropriado. As árvores ficam simplesmente belíssimas!


A luz só acendeu que eu tinha deixado o Brasil numa tarde de Outono. Não me lembro exatamente o que aconteceu, mas um certo dia, eu estava cabisbaixa, deprimida, sem amigos, sem ter com quem conversar, ri, chorar, dividir...dias antes de ônibus eu tinha passado por um parque e vi umas árvores lindas, com folhas amarelas-amarronzadas. Fui contaminada por um sensação de paz infinita após essa cena, pois até então eu só conhecia o Outono nas aulas de Geografia.

Dias depois peguei um metrô e fui visitar os parques londrinos e sentir, “entender”, compreender aquela metamorfose da natureza. Explêndida experiência!!!! Eu estava ali naqueles filmes que assistimos no Brasil, deitados no sofá empunhando o mal de todos – uma coca-cola com pipoca oleosa.

Lembro que eu andei muito chutando as folhas no chão...a princípio me xingando, chorando porque eu  tinha feito uma loucura total. Deixar de ser jornalista para ser faxineira em Londres. Depois que a gana do ódio passou, o Outono me acalentou. “Não Sônia. Você é uma privilegiada. Você é forte! Quem você conhece que pode chutar as folhas do Outono em Londres?” Quando eu falo que London pira, ninguém acredita!!!! Eu não quis saber. A loucura e as folhas de Outono eram as parceiras do momento. Lembro de um grupo de homens falando algo, mas só entendi “baby”. Inglês zero!

Naquele dia de claridade indefinida, longe de tudo e de todos, amontoada às sete milhões de pessoas no mesmo espaço físico, o Outono teve um papel decisivo e influenciador em mim. Eu aprecio tudo que é belo, e para mim nada é mais belo que minha mãe e a natureza!!!

O Outono é simplesmente encantador! Seja para chutar as flores; tocá-las; sentar embaixo de uma árvore e apenas refletir  sobre a vida; seja para andar de mãos dadas com quem merece estar em nossa companhia numa cena real doada pela natureza; seja para fazer nada, apenas andar pelas calçadas do parque; assim é o Outono e a capacidade que essa estação tem de lhe tocar de um jeito especial...
…perdão mas a melancolia tomou conta de mim, não revisarei o texto, perdão por isso. Um copo de vinho tinto me aguarda e irei rever todas as minhas fotos feitas no Outono!





5 comentários:

  1. Arrazou! Ta na hora p a gente aproveitar o parque entao!Como sempre o texto me toca e me deixa aconchegante....Well done.
    Martyn

    ResponderExcluir
  2. nega mais uma vez você me fez viajar....ummm e o casaco então eu amei...vc sempre foi um ser amado, forte e que independendo de qualquer coisa soube o que quiz, isso é importante no ser humano saber o que quer, e correr atraz. Mesmo que as vezes pensamos que a nossa loucura dessa vez passou das fronteiras da sanidade. com todo carinho e com um abraço caloroso de uma pequena tocantinense que te olha com olhos de amor
    ,,,,,vc entendeu baby eu entendo só hi...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Tá ai uma das estações que eu mais sinto falat de quando morei no Canadá. O outono é mesmo encantador!!!! E o seu texto me transportou para uma dessas tardes pensando na vida que eu também tive por lá... encaixou direitinho com uma frase que eu adoro eque por acaso usei em um post sobre outono no meu antigo blog..

    “Fé é dar o primeiro passo, mesmo quando
    você não vê toda a escadaria”
    (Martin Luther King)

    bjinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Sou muito feliz por ter te conhecido. Com tua energia, tu consegues atingir em cheio a todos que lêem seus post.

    Amo você!! Saudades!!!!!!

    Bjks mil...

    ResponderExcluir
  5. Muita história de vida. É um texto gostoso de ler. Parabéns. E bom outono.

    ResponderExcluir