segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Que tal um cartãozinho?

...com cartoes de Natal enviado por vizinhos, colegas e ate carteiro!
Receber e enviar cartão na Inglaterra é tão comum quanto o chá das cinco ou uma ida ao bar para tomar aquela cervejinha. Todo estrangeiro é sempre convidado a experimentar a cultura local, entender as tradições, os costumes. Entre todos os assuntos a cerca do País, entender a cultura do envio do cartão seja talvez um assunto curioso. “Eu acho até bonitinho como eles fazem, mas para mim é exagero. No último Natal mesmo eu fiquei estressada pois recebi cartões de todos os lados e não mandei de volta”, disse a brasileira Gabriela Oliveira, no Reino Unido há quase dois anos.

Na Inglaterra meu aniversario e sempre lembrado com muitos cartoes!
O que deixa o receptor em ´saia justa`,em especial quem não é acostumado a essa cultura do cartão, é o fato de não esperar que qualquer pessoa lhe dára um cartão. Imagine você chegando a um novo trabalho e ser recebido com cartões de boas-vindas? O ato em si é bonito, uma forma de falar que o grupo está aberto a você. Mas como retribuir a atenção? Não se preocupe, vá a uma loja especializada que terá na próxima esquina e compre um cartão de  “thanks”.

No Brasil mandamos sim cartões, mas eles são destinados à datas específicas como aniversário, Dia das Mães, Pais, Natal e no máximo isso.
Na Inglaterra as indústrias são criativas e fabricam datas, ocasiões, eventos e tudo que seja possível numa forma de incentivar o consumo, lucro para elas,  e a gentileza, uma forma educada de alguém mostrar que pensou em você, está preocupado em determinada situação da sua vida.

Nosso Casamento: 156 cartoes e uma  festa para 30 pessoas!
Imagine que após longos anos dividindo a vida com alguém, o casal separa e você recebe um cartão sobre o divórcio se solidarizando com a sua perda? Ou recebendo os parabéns pela gravidez, aposentadoria, conclusão do seu curso universitário ou até passagem do seu filho do primário para o secundário? 
Mudou de casa? Não se assuste se receber mais cartões que os próprios objetos a serem colocados nela. Está doente? Se depender da montanha de “getting better” sua dor será no mínimo paliativa. Esses são apenas alguns exemplos de situações, mas é só  imaginar qualquer situação - boa ou ruim, que a Inglaterra oferecerá o cartão específico ao que quer dizer. Agora é só enviar. 






Um comentário:

  1. Amei te ver, mesmo que seja por esse cartão net..kkk
    Menina se essa moda pega em Palmas nossos políticos vao montar fábricas de cartao....

    ResponderExcluir